“Esta visita serve para devolver a esperança as pessoas”
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, reafirmou a sua determinação de continuar a trabalhar para os residentes da localidade de Guara-Guara, no distrito de Búzi, na província central de Sofala, assim como para todos os concidadãos, porque os moçambicanos continuam no seu coração.
A renovação do compromisso aconteceu no comício havido hoje na localidade de Guara-Guara, no distrito de Búzi, última escala da visita de três dias que Nyusi esteve a efectuar desde quinta-feira à província de Sofala, no quadro de avaliação da implementação das acções preconizadas no Plano Quinquenal do Governo 2015/19.
A visita ao distrito de Búzi, segundo o estadista moçambicano, reveste-se de um elevado simbolismo, porque foi naquela parcela do país onde foi anunciado, para província de Sofala, como candidato às últimas eleições presidenciais. Após o anúncio, Nyusi regressou para pedir apoio no exercício da governação e hoje renova a “aliança” selada na ocasião.
“Estou aqui para trabalhar para toda a população moçambicana e o distrito de Búzi está no meu coração”, disse Nyusi, que resgatou uma das frases marcantes do seu discurso de tomada de posse em 2015, quando assumiu e afirmou que todos os moçambicanos caberiam no seu coração.
O distrito de Búzi, dotado de elevado potencial agro-pecuário, gera em todas as épocas enormes quantidades de milho, arroz, amendoim, mandioca, hortícolas, a cana sacarina que, em tempos lá idos, alimentou a Companhia de Búzi, que gerou postos de emprego e catapultou o distrito para níveis de referência na região.
Não obstante o potencial agro-pecuário, o distrito sofreu os efeitos de crise político-militar que o país atravessou entre 2015/16, traduzidos na redução dos níveis de produção para além da seca severa que afectou a região centro e sul do país.
Aliás, o períplo de Filipe Nyusi pela província de Sofala teve como áreas eleitas- os distritos que foram afectados tanto pelas hostilidades político-militares como pelos efeitos impiedosos da seca que deixou centenas de agregados familiares em situação de fome e insegurança alimentar.
“Os lugares por onde passei sofreram muito os efeitos da instabilidade política vivida no país, por isso é que esta visita serve também para devolver a esperança as pessoas e reafirmar que nada do que foi prometido está esquecido”, disse Nyusi.
O Chefe do Estado disse que tudo está a acontecer conforme a aliança selada com os residentes do Búzi, na altura em que para ali se deslocou a fim de pedir apoio para a sua governação, todavia a paz é o principal elemento para a consumação da missão incumbida pelo povo.
Quanto a rodovia, que desempenha um papel fundamental no escoamento dos níveis de produção aos mercados da província, o presidente afirmou que muito em breve uma equipa deslocar-se-á ao distrito a fim de efectuar um levantamento das necessidades que serão seguidas de obras de construção da estrada.
O sucesso dos projectos preconizados na agenda de desenvolvimento passam, segundo o Presidente Nyusi, pelo engajamento de todos, apontando, a título de exemplo, que o produtor que antes colhia só quatro toneladas, por hectare, pode fazer mais para elevar o rendimento; o enfermeiro que antes realizava três partos pode muito bem subir o número.
Aliás, no capítulo da saúde o estadista moçambicano saudou os avanços feitos pelo distrito que conseguiu reduzir o rácio doente por enfermeiro que desceu para 19 mil contra o universo de 25 mil até muito recentemente.
“As necessidades aqui apresentadas só estaremos em melhores condições de dar resposta quando soubermos quantos é que, na verdade, somos e para isso temos de recensear”, apelou o Chefe de Estado, que apelou aos residentes de Guara-Guara e aos moçambicanos em geral para fazerem parte do IV Censo Geral da População.