“Equacionem os problemas do país e procurem soluções para o bem estar do povo”
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu à abertura do VIII Congresso Luso-Moçambicano de Engenharia e V Congresso de Engenharia de Moçambique.
Discursando na ocasião, o Chefe do Estado exortou aos engenheiros a fazerem uso daquele tipo de encontro para aprofundar mais a interacção com outros engenheiros, incluindo os novos talentos e demais profissionais e dirigentes nacionais, forjando parcerias e contribuindo para o crescimento das ciências das engenharias.
“O engenheiro não lamenta e nem comenta os problemas. O engenheiro constata o problema, analisa e apresenta as variantes de soluções. O povo está à espera das variantes, nas quais optará para a resolução do problema”, disse o Presidente Nyusi.
Para o estadista moçambicano, ninguém estará isento de responsabilidade pelo futuro mal sucedido. Para o efeito, a Ordem dos Engenheiros de Moçambique, a Universidade Eduardo Mondlane outras instituições público-privados deverão, no âmbito das suas atribuições, aprimorar os mecanismos de acreditação de programas de educação em engenharia e os padrões internacionais de qualificação.
Assim, e neste processo, é preciso ter em conta as especificidades do país e em estreita colaboração com o sector privado, assim como a necessidade de aprimorar o carácter integrado e de complementaridade da própria engenharia.
“Os engenheiros agrónomos, por exemplo,para garantir o aumento da produção, os índices de produtividade contam com o envolvimento dos engenheiros químicos. É preciso assegurar a disponibilidade de fertilizantes adequados de qualidade e a preços comportáveis. Os engenheiros mecânicos garantem a mecanização da agricultura através dos equipamentos, que concebem”, explicou o Presidente da República.
Ainda nesta complementaridade, o Chefe do Estado disse que os engenheiros electrotécnicos e os da área de alimentação têm a responsabilidade no processamento dos produtos, e os engenheiros civis intervêm nas infra-estruturas hidráulicas,de irrigação e na construção das vias de escoamento do produto final.