Presidentes de Moçambique e Zâmbia reforçam cooperação

Data: 05/04/2023
 
PR Moz - Zambia - Banquete

Maputo, 05 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse em Maputo que a irmandade histórica entre Moçambique e Zâmbia só fará sentido se for alimentada por actividades concretas e intercâmbios comerciais, económico-empresariais que produzam riqueza para os povos de Moçambique e Zâmbia.

O Chefe do Estado falava no Banquete em honra da Visita de Estado de três dias do seu homólogo da Zâmbia, Hakainde Hichilema, e iniciada no dia 04 de Abril corrente.

”Hoje, temos a felicidade de sentir que as nossas relações bilaterais como dois Estados, Povos e Governos, têm crescido harmoniosamente e alcançado progressos assinaláveis, com impacto positivo e tangível na melhoria da vida das populações dos dois países. Julgamos que, como forma de mostrar gratidão aos nossos ancestrais que iniciaram a relação pré-colonial e milenar entre os povos, e os nossos antecessores que cimentaram os intercâmbios entre nós, até um passado recente, hoje, temos a obrigação de fazer cada vez mais, na cooperação económica para que as excelentes relações político-diplomáticas se traduzam na prosperidade dos países e no bem-estar dos nossos povos”, sublinhou.

Para o Presidente Nyusi, as relações entre Moçambique e a Zâmbia ganharão mais expressividade se se continuar a encorajar e fomentar também os intercâmbios socio-culturais a todos os níveis.

Ainda no seu discurso, o Presidente da República fez menção aos progressos alcançados na cooperação bilateral nos sectores da agricultura, transportes e comunicações, recursos minerais, indústria e comércio e as oportunidades por explorar.