PR prioriza reassentamento das populações em locais seguros

Data: 21/04/2023
 
697A0043

Quelimane, 21 de Abril de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou hoje, na Cidade de Quelimane, província da Zambézia, que afigura-se pertinente o encerramento dos centros transitórios e de abrigo temporário, e garantir o reassentamento da população em locais seguros.

O Chefe do Estado falava durante a cerimónia da entrega de kits agrícolas aos produtores afectados pelas inundações e Ciclone “Freddy” na província, que decorreu em Quelimane e abrangeu mais de 3000 agricultores e centenas de extensionistas.

Para o Chefe do Estado, a entrega dos kits visa restaurar o mais rápido possível a capacidade produtiva dos agricultores após a devastação sofrida aquando da passagem do Ciclone “Freddy” pela província, acelerando a campanha agrícola em curso.

“Apoiar os agricultores é garantir alimentação e o sustento de muitos, como também é impulsionar a nossa economia, que dependem grandemente da agricultura. Estes insumos são, também, uma oportunidade para aumentar a produção e produtividade agrícolas e, consequentemente os rendimentos dos agricultores”, apontou o Presidente Nyusi.

O Presidente da República apontou também que os kits entregues são incentivos à produção, razão pela qual se trabalhou no sentido de garantir que cada zona receba aquilo que possa de facto produzir, e que as famílias beneficiárias não são apenas as mais afectadas, pois incluem-se entre elas aquelas que têm condições mínimas de fazer o uso dos kits de semente pós-choque.