PR orienta 12ª Sessão do CNDS em Mueda

Data: 13/05/2023
 
PR em Mueda na rreuniao do CNDS

Maputo, 12 de Maio de 2023 - O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forcas de Defesa e Segurança (FDS), Filipe Jacinto Nyusi, orientou em Mueda, província de Cabo Delgado, a 12ª Reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS).

Em declarações a Imprensa, o Secretário-Geral do CNDS, Basílio Monteiro, disse que a reunião foi precedida por uma visita aos teatros operacionais de Palma e Mocimboa da Praia, que permitiram ter a sensibilidade das FDS nos diversos dispositivos.

“Nesta sessão, foram tomadas decisões importantes tanto para a forca local que opera em Mueda e em outros locais atingidos pelo terrorismo e para as FDS no geral. Foi reforçado o dispositivo operacional, ou seja, equipamentos para o enfrentamento mais agressivo do inimigo. Há um, registo muito positivo que ‘e do incremento da moral combativa tanto da força local como das FDS”, referiu.

Na presente sessão foram, igualmente,  tomadas importantes decisões para a inserção e motivação da força local que carecia de um dispositivo legal para o seu funcionamento e reconhecimento na escala  nacional.

“O dispositivo legal reconhece a Força Local como uma unidade militar das FDS de combate a acções maléficas no país”, sublinhou.

Na ocasião, foi também promovido um superintendente Chefe da Migração que vai enriquecer a estrutura do Ministério do Interior.

Sobre a Força Local, o Secretário-Geral do CNDS sustentou que foi feito um levantamento histórico que levou a concluir que seria uma força auxiliar que aumenta o valor de enfrentamento aos marginais.

“A mensagem que se pode transmitir neste momento é de confiança às FDS que estão no terreno porque dias melhores virão. Todo o nível de desdobramento que esta a acontecer é para melhorar a accão combativa no terreno e promover um ambiente de tranquilidade e segurança no país’’, concluiu.