PR insta Fundos de Estradas de África a se transformarem em fontes independentes
Maputo, 03 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu hoje a abertura da 20ª Assembleia Geral da Associação dos Fundos de Manutenção de Estradas de África (ARMFA), uma agremiação que serve de plataforma de partilha de experiências e informações sobre as melhores práticas de financiamento da manutenção de estradas em África.
Na ocasião, o Chefe do Estado exortou aos fundos de estradas do continente a transformarem-se em fontes independentes para financiar a manutenção de estradas, através do envolvimento do utilizador, por via da instalação de portagens.
Contudo, o Chefe do Estado considera que "as taxas definidas devem aproximar-se tanto quanto possível ao nível que possa garantir a preservação do património viário, sem inibir a competitividade e o comércio, e nem agravar a inflação dos transportes que afecta todos os sectores da economia, com impacto sobre o custo de vida das populações".
Por outro lado, o Governante admitiu o facto de a actual rede viária pavimentada estar aquém das necessidades do continente, estimando-se que 53% das estradas não são asfaltadas.
Esta realidade, segundo o Presidente Nyusi, atrofia o desenvolvimento dos países e isola as pessoas dos serviços públicos, tais como a educação e a saúde, bem como de diversas oportunidades.
"Esta situação deriva, em certa medida, da manutenção precária das estradas. Com efeito, uma das razões fundamentais da acumulação frequente das necessidades de manutenção de estradas tem a ver com os custos envolvidos na construção e manutenção periódica face à exiguidade de recursos públicos em muitos países", sublinhou.
