PR exige melhorias na formação técnico-profissional

Data: 28/04/2023
 
PR confere posse a Mety Gondola - SEETP

Maputo, 26 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exige melhorias na formação técnico-profissional como forma de contribuir para o aumento da produção e produtividade no país.

O Chefe do Estado falava hoje na cerimónia de tomada de posse do novo secretário de Estado do Ensino Técnico-Profissional, Mety Oreste Gondola.

De acordo com o governante, a Secretaria de Estado do Ensino Técnico-Profissional deve servir de ferramenta que possa contribuir para um rápido desenvolvimento do país, apostando em cursos profissionalizantes e produtivos.

“A nossa aspiração como Governo é de podermos conviver com um subsistema de formação de mão-de-obra que promova o desenvolvimento de capital humano e que garanta aos nossos concidadãos o acesso a uma formação técnico-profissional de qualidade e relevante, para responder à demanda do mercado de trabalho e às necessidades de desenvolvimento económico e social do país. Pretendemos que os graduados do subsistema do ensino técnico-profissional saiam dos programas de formação com conhecimentos, habilidades, capacidades e comportamentos que os possibilitem saber fazer, saber estar e saber ser”, sustentou.

Por outro lado, o Presidente Nyusi fez saber que um dos desafios do subsector é a inequidade do gênero, pois, segundo disse, embora o número de raparigas inscritas no ensino técnico-profissional represente 60.4 por cento do universo dos formandos, apenas 18 por cento frequentam formações do ramo industrial nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemáticas.

“neste sentido, recomendados à Secretaria do Estado do Ensino Técnico Profissional a implementar medidas com vistas a reverter a baixa taxa de participação da rapariga em cursos tradicionalmente considerados masculinos”, frisou o Presidente Nyusi.