PR entrega hospital distrital à população de Búzi

Data: 19/04/2023
 
PR na inauguracao do Hospital Distrital de Buzi (6)

Sofala, 19 Abril de 2023 – O empreendimento inaugurado esta quarta-feira pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, no Distrito de Búzi, Província de Sofala, foi financiado através do Acordo de Crédito entre os Governos moçambicano e austríaco, num montante equivalente a 6.650.000 Euros.

O hospital apetrechado com equipamento de ponta, é considerado de referência na região, constituído por 7 blocos distintos, tendo como área principal destinada a consultas externas, urgências, bloco operatório, enfermarias, maternidade, ginecologia, banco de socorros, pediatria e serviço de apoio, composto pelo Raio X, farmácia e laboratório, possuindo igualmente 63 camas para internamento.

O Hospital Distrital de Buzi foi erguido no âmbito da iniciativa Presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, lançado em 2019 no distrito de Matutuine, na província de Maputo, representando um marco importante na materialização do compromisso governamental, no sector da saúde.

‘’A assistência médica é um direito consagrado na nossa Constituição. É dever do governo promover e defender a saúde pública, assistência médica e sanitária e igualdade de acesso para todos cidadãos aos serviços que vão desde prevenção, até à assistência curativa’’, defendeu o Chefe do Estado.

De acordo com o Presidente Nyusi, internacionalmente as acções do Governo estão alinhadas com o objetivo número 3 da agenda 2030, do desenvolvimento sustentável que aspira garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos.

‘’Apesar dos desafios que o país enfrenta, o governo continua a priorizar investimentos na cobertura universal da saúde, porque é só assim que podemos reduzir a morbidade e a mortalidade e outros males associados ao deficiente acesso aos serviços de saúde’’, afirmou.

segundo dados avançados pelo estadista, a província de Sofala passa a contar com um hospital do nível quaternário, isto é, Hospital Central, 1Hospital Especializado, 5 hospitais distritais, 135 centros de saúde e 4 postos de saúde.

PR na inauguracao do Hospital Distrital de Buzi (4)

Na ocasião, o Presidente da República exortou aos profissionais de saúde afectos ao hospital a atenderem a população com dignidade, a servir com amor, dedicação, imparcialidade, correcção e acima de tudo com muita responsabilidade. Salientou igualmente, para não permitirem a ocorrência de cobranças ilícitas, a falta de fármacos e de equipamentos.

No seu discurso abordou sobre a pandemia de cólera que afecta cerca de 14 países em África, incluindo Moçambique, 6 da Asia e 2 países do continente americano, tendo apelado por isso, para observância das medidas de prevenção.