PR encoraja Força Local a intensificar combates contra terroristas

Data: 13/05/2023
 
PR interage com forca local em Mueda

Maputo, 12 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encoraja a Forças Locais posicionadas nos distritos da zona norte da província de Cabo Delgado a incrementarem as suas acções no combate contra o terrorismo que assolam aquela região do país.

Falando numa parada com a Força Local de Mueda, o Chefe do Estado assegurou que esta unidade já esta legalmente criada e estão a ser seguidos todos os procedimentos para se estipular um apoio estruturado.

“Tenho estado a acompanhar os sucessos, incluindo as perdas e dificuldades enfrentadas no teatro operacional.  Queremos vos encorajar a continuar a bater duro contra o inimigo”, sublinhou.

Durante a interação com os integrantes da unidade acima referida, os mesmos apresentaram ao Chefe do Estado as suas preocupações, que incluem a falta de fardamento, armamento adequado às exigências do terreno, medicamentos e alimentação.

Em reposta, o Chefe do Estado assegurou que os problemas apresentados são os mesmos enfrentados pelas Forças de Defesa e Segurança que estão em acção no teatro operacional norte e que estão paulatinamente a ser ultrapassados.

“Tomamos nota de todas preocupações e seguramente poderão ser resolvidas até segunda feira. Os membros do CNDS vão ajudar para que isso aconteça dentro dos próximos momentos.”, assegurou.

Por outro lado, o Presidente da República saudou os avanços registados pela Força Local de Mueda no combate aos focos de terrorismo nas últimas semanas naquela região do país.

“Estão de parabéns por aquilo que fizeram em Xitache, há duas semanas, quando foram buscar as armas que tinham sido capturadas. Estão de parabéns e continuem assim, tendo em conta que eles (inimigo) estão a fugir em direcção a Mapate. É preciso perseguir até onde estão. Agora estão também a fugir em direcção a Meluco. Se for preciso iremos até lá. Continuem a colaborar com os vossos filhos. Gostei quando uma mãe falou que os nossos filhos devem ter cartucheiras. Significa um sentimento de uma mãe para com o filho.

Vamos coordenar com as Forças de Defesa e Segurança. Deixem os que tem agendas estranhas e vamos continuar a defender a pátria até o último homem”, sublinhou