PR enaltece papel da mulher no desenvolvimento do país
Maputo, 07 de Abril de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, orientou hoje, em Maputo, a cerimónia central alusiva ao 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, que este ano assinala, igualmente, a passagem do 52º aniversário da morte da heroína nacional, Josina Machel.
Na ocasião, o Chefe do Estado depositou uma coroa de flores no Monumento dos Heróis moçambicanos, em homenagem às mulheres que lutam, diariamente, para garantir o seu sustento e dos seus dependentes.
Em seguida, o Presidente Nyusi proferiu uma comunicação à Nação, na qual enalteceu o papel da mulher nas várias esferas da sociedade e convidou a todos moçambicanos a usar a data para reflectir sobre como reforçar as medidas para a eliminação das práticas que impedem o desenvolvimento da mulher.
No presente ano, o Dia da Mulher celebra-se sob o lema “Inclusão Digital: Inovação e Tecnologia para a promoção da Igualdade do Gênero”.
Para o Presidente Nyusi, o lema é de impacto global, pois, segundo disse, “a tecnologia e a inclusão digital estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano. A inovação e a tecnologia contribuem para o desenvolvimento das comunidades e dos países, impactando de modo particular na vida das mulheres e raparigas”.
“Cientes de que a inclusão digital contribui para o desenvolvimento das mulheres e homens, o país tem o desafio de expandir o uso das tecnologias de informação e comunicação, especialmente nas zonas rurais, através do acesso à internet, disponibilidade da electricidade, computadores, telemóveis e capacitação das mulheres e raparigas para o seu manuseio”, sublinhou o governante.
O Chefe o Estado saudou, igualmente, a todos moçambicanos, particularmente as mulheres, pelo seu empenho e solidariedade para com as vítimas dos efeitos do ciclone Freddy.
