PR e homólogo zambiano dirigem na Beira Fórum de Negócios Moçambique-Zâmbia

Data: 06/04/2023
 
PR e homologa da Zambia no Forum de Negocios (6)

Beira, 06 Abril de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi,e o seu homólogo da República da Zâmbia, Hakainde Hichilema, participaram hoje, na Cidade da Beira, Província de Sofala, no Fórum de Negócios Moçambique-Zâmbia.

O evento, que decorreu sob o lema ‘’Acelerar o Comércio e o Investimento entre Moçambique e Zâmbia através do fortalecimento de Parcerias’’, esteve inserido na Visita de Estado que Presidente zambiano efectou a Moçambique de 04 a 06 de Abril.

Falando aos participantes, Filipe Nyusi disse ter certeza que o fórum serviu de momento para explorar e aprofundar as oportunidades de negócios dos dois países na produção da sua imagem como destinos de investimento privado de uma forma continua.

‘’Este fórum tem estado a reforçar a cooperação bilateral ‘business to business’, criando novas avenidas para transações comerciais e parcerias entre os empresários’’, afirmou o Presidente Nyusi.

Moçambique ocupa uma posição geográfica e infra-estruturas portuárias ao longo da sua costa, para o cabal aproveitamento do potencial económico, o qual se pretende traduzir em oportunidades concretas de investimentos e de comércio dos sectores de agro-negócio, indústria, energia, turismo, transporte, pescas e serviços financeiros junto da comunidade empresarial dos dois países.

‘’O meu governo continuará a trabalhar com o sector privado nacional e estrangeiro na melhoria do ambiente de negócios com medidas de reformas na facilitação de processos de licenciamento de negócios. Continuaremos a digitalizar da economia com o lançamento do portal do comércio externo, adesão a Janela Única Eletrónica, o Portal do Contribuinte em E-Tributação em todas unidades de cobrança de impostos’’, disse o estadista.

 ‘’A nossa presença neste evento vem demostrar o nosso cometimento na promoção do sector privado como motor das economias dos dois países e garantir aos presentes que como governos continuaremos a desempenhar um papel de facilitador de iniciativas e investimentos privados’’, concluiu.

À margem do acto, foi organizada uma feira e exposição, onde as empresas moçambicanas e zambianas expuseram os seus bens e serviços.