PR despede-se da coordenadora da ONU no país
Maputo, 10 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu em audiência a Coordenadora Residente das Nações em Moçambique, Myrta Kaulard, para apresentação de cumprimentos de despedida por ocasião do fim do seu mandato.
Durante o encontro, foram abordados temas relativos aos progressos alcançados nos anos em que esteve em missão no país, particularmente no que tange aos sistemas de provisão e a capacidade de alerta das populações para evitar perder vidas humanas resultantes dos fenómenos meteorológicos e a evolução das acções tendentes ao combate ao terrorismo na região norte da província de Cabo Delgado.
Falando a imprensa após o encontro com o Presidente da República, a diplomata sustentou que Moçambique tem todas as condições para se desenvolver, desde que seja capaz de identificar e pôr em prática medidas capazes de travar os efeitos dos fenómenos naturais e os focos do terrorismo.
“As Nações Unidas consideram que Moçambique deve ser flexível face a crises como mudanças climáticas e terrorismo. O desenvolvimento de Moçambique só pode acontecer se o país tiver capacidade de responder às crises, porque está exposto a fenómenos externos contínuos, por isso é importante ter uma flexibilidade e forte capacidade de resposta às mesmas. O país está a desenvolver-se e já podemos ver os progressos no campo da saúde, no que diz respeito ao clima e também na resposta à violência no Norte”, sustentou.
