PR defende respeito pelos Direitos Humanos

Data: 01/04/2023
 
PR no regresso do CSNU

Maputo, 31 de Março de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, regressou ao país, ido de Nova Iorque, nos Estados Unidos de América, onde presidiu de 26 a 30 de Março de 2023, sessões especiais de alto nível, no âmbito do exercício da Presidência Rotativa Mensal do Conselho de Segurança das Organização da Nações Unidas (CS-ONU), que Moçambique assume de 1 a 30 do corrente mês.

Falando a jornalistas após o desembarque no Terminal Presidencial do Aeroporto Internacional de Maputo, o Chefe do Estado afirmou que a presidência de Rotativa do Conselho de Segurança constituiu uma experiência inicial para o país, onde foi assumido o compromisso de passar a sua experiência sobre paz e segurança.

Por outro lado, a estadia do Chefe do Estado em Nova Iorque serviu para refletir sobre democracia, a liberdade de expressão, a obediência e os direitos humanos.

O estadista moçambicano destacou que direitos humanos é um conceito permanente na ONU e defendeu que os moçambicanos devem se reencontrar em prol do desenvolvimento do país, em consonância com a justiça social, harmonia e trabalho colectivo de todos.