“Doutor Honoris Causa são todos os moçambicanos” – Presidente Nyusi
Maputo, 01 de Março de 2018 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse hoje, na sua chegada a Maputo vindo de uma Visita de Estado à Suiça, que o título de Doutor Honoris Causa em Relações Internacionais é de todo o povo moçambicano.
“Ficamos a saber que o mundo informa-se sobre os desenvolvimentos no nosso país, como a questão da inclusão, diplomacia económico, e sobre o processo da pacificação, com enfoque para a descentralização e a cessação das hostilidades. Este diploma que trago aqui, deram a nós todos como povo moçambicano, pois sozinho não podia conseguir fazer nada que nos deu este mérito. Este diploma é do povo, e por isso estamos a devolver este diploma a todos nós como povo moçambicano”, disse o estadista.
O Chefe do Estado chegou a Maputo ido da Suiça, onde, segundo ele, a sua visita teve partes diferentes, porém com um único objectivo, que era de fazer mais amigos e menos inimigos, conforme os ensinamentos do povo, e como missão que o povo deu aquando da sua tomada de posse.
“A primeira parte foi a visita e reunião com diferentes organizações que fazem parte das Nações Unidas, como a Organização Mundial da Saúde. Do Comércio, assim como o encontro com o Secretário-Geral das Nações Unidas”, informou o Presidente Nyusi.
Acrescentou que também teve um encontro com a Comunidade moçambicana residente na Suiça, que trabalha nas Nações Unidas e em instituições privadas naquele país. Segundo o Chefe do Estado, a interacção foi proveitosa para os dois lados, e reconheceu ter sido impressionante o nível do conhecimento do país que eles têm, e isso demonstra que eles estão a acompanhar o dia a dia do país.
Também mencionou os encontros entre os empresários que faziam parte da sua delegação com os suíços, afirmando que a delegação de empresários moçambicanos estava focada na busca de parcerias para investir no país, e para isso realizou-se um Fórum de empresários em que ele próprio foi um dos oradores.
A segunda parte da visita foi em Berna, onde manteve encontros com o Governo suíço, com destaque para o Presidente da Confederação Suiça, Alain Berset. “A suíça não é novo amigo para nós, mas a nossa amizade começou desde o Século XVIII. O exemplo é da muito conhecida Missão Suiça, que foi importante na formação de quadros, incluindo o Presidente Mondlane e outros quadros que libertaram o país, e fizeram parte do primeiro governo”, recordou o Chefe do Estado.
O Presidente fez saber que com a Suiça houve assinatura de vários acordos que formalizam a cooperação entre os dois Estados, uma vez que essa cooperação não estava formalizada em nenhum instrumento.
Falando sobre o título de Doutor Honoris Causa em Relações Internacionais, o Presidente Nyusi disse que ficou surpreendido, embora houvesse conhecimento da cerimónia, mas não se imaginava a dimensão do próprio acontecimento.
