MAPUTO, 15 DE DEZEMBRO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, enfatizou hoje a responsabilidade dos novos oficiais graduados da Academia Militar Marechal Samora Machel, em Nampula, afirmando que estão preparados para reforçar a defesa da soberania, da integridade territorial e o combate ao terrorismo em todo o país.

Falando durante a Oitava Cerimónia de Graduação de Oficiais Militares, que dirigiu na sua qualidade de Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança, o Presidente Chapo considerou a Academia Militar como a Catedral das Ciências Militares de Moçambique, reafirmando que a formação de quadros é essencial para a estabilidade e segurança do Estado moçambicano.

O chefe do Estado explicou que os graduados passam a integrar os quadros permanentes das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e têm a responsabilidade de “defender a soberania, a integridade territorial, a independência nacional, a liberdade do povo moçambicano e o povo” com profissionalismo, coragem, bravura e ética.

Ademais, sublinhou que a Academia continua a formar oficiais inspirados nos ideais do primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Machel, e da Geração de 25 de Setembro de 1964, preparados para enfrentar desafios de segurança tradicionais e contemporâneos.

“Neste ano em que Moçambique celebra 50 anos de independência nacional, esta Academia representa uma das mais sólidas conquistas da nossa independência nacional e da liberdade do povo moçambicano”, disse.

O Presidente da República destacou os desafios de segurança que o país enfrenta, incluindo terrorismo, crimes cibernéticos, tráfico de drogas e de seres humanos, pirataria marítima, imigração ilegal e impactos das mudanças climáticas. “Esta cerimónia integra-se, precisamente, no conjunto dessas respostas estratégicas que estamos a imprimir”, afirmou.

Outrossim, o Comandante-Chefe das FDS reforçou que os novos oficiais terão papel activo no combate ao terrorismo. “Moçambique espera que este grupo de graduados influencie positivamente a balança do combate contra o terrorismo em Cabo Delgado, nesta nossa província de Nampula, principalmente em Eráti e Memba, e na província de Niassa, na zona de Mecula, em defesa dos moçambicanos, do Rovuma ao Maputo”, declarou.

O Chefe do Estado enfatizou a necessidade de investimentos contínuos na formação, tecnologias de informação e comunicação, capacitação do corpo docente, fortalecimento da investigação e estabelecimento de parcerias estratégicas nacionais e internacionais.

Outrossim, reconheceu a dedicação das Forças de Defesa e Segurança e dos aliados no combate ao terrorismo, destacando a coragem e a prontidão demonstradas diariamente. “Queremos que os que passam por esta instituição de ensino militar continuem sendo sinónimos de orgulho para a nossa pátria amada e para a Academia Militar ‘Marechal Samora Machel’”, afirmou.

No encerramento, o Presidente Daniel Chapo declarou oficialmente encerrado o Oitavo Curso de Oficiais, reafirmando que os graduados passam a integrar os quadros permanentes das FADM com a missão de proteger a soberania, a integridade territorial e a estabilidade do país. “[…] Cientes de que este grupo de graduados vai influenciar a balança de combate contra o terrorismo a favor do povo moçambicano e em defesa da pátria moçambicana, da nossa soberania, da nossa independência, da nossa unidade nacional, da nossa integridade territorial, declaramos encerrado o Oitavo Curso de Oficiais da Academia Militar ‘Marechal Samora Machel’”, concluiu.