MAPUTO, 03 DE DEZEMBRO DE 2025 – Moçambique e África do Sul consolidaram esta quarta-feira (03) a cooperação económica bilateral durante o Fórum de Negócios Moçambique–África do Sul, realizado na cidade de Vilankulo, à margem da Quarta Comissão Binacional. O evento reuniu empresários e autoridades de ambos os países com o objectivo de transformar oportunidades comerciais em crescimento sustentável.
O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, afirmou que o Fórum não se trata apenas de um cumprimento de rotina entre os dois países, mas sim de uma reafirmação estratégica do compromisso de ambos em dinamizar o comércio e os negócios bilaterais, ampliar o investimento mútuo e transformar oportunidades económicas em prosperidade concreta e partilhada para os povos de Moçambique e da África do Sul.
Durante o evento, o estadista moçambicano realçou a importância da participação de Cyril Ramaphosa, afirmando que o seu envolvimento constitui um pilar fundamental para o fortalecimento das relações entre os povos e os países.
Durante o encerramento do Fórum, apresentou oportunidades de investimento em sectores estratégicos como agronegócio, energia limpa, infraestruturas, indústria, turismo, transporte e logística. “Cada um destes sectores representa cadeias de valor prontas a serem dinamizadas pelo investimento privado. Vós, empresários, tendes vocação para tirar melhor proveito de oportunidades tais”, afirmou.
O Chefe do Estado também destacou reformas estruturais e medidas para facilitar negócios, incluindo a nova Lei de Investimentos, a nova Lei do Trabalho, redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de 17 para 16 por cento, incentivos fiscais no sector agrícola, isenção de vistos para empresários e turistas de 29 países e simplificação de processos administrativos. “Estamos a construir um ecossistema económico robusto, moderno e orientado para resultados, onde o investidor encontra confiança, estabilidade e oportunidades reais”, sublinhou.
Por sua vez, o Presidente sul-africano enfatizou o potencial de diversificação do comércio bilateral: “As exportações de Moçambique para a África do Sul são dominados actualmente por produtos energéticos, com energia eléctrica, gás natural e também outros minerais. Os produtos de alumínio e agricultura também são parte das exportações que fazem para a África do Sul. Há, portanto, um potencial tremendo para expandir e diversificar”.
Ramaphosa elogiou os investimentos sul-africanos em Moçambique e destacou a transferência de tecnologia, capital e integração nos mercados regionais e globais. “Devemos fazer muito mais do que estamos fazendo para facilitar os fluxos de investimentos, para reduzir as barreiras e para criar ambientes regulatórios que protejam os investidores”, afirmou, acrescentando a importância do acesso a financiamento para pequenas e médias empresas. O Fórum encerrou-se com um apelo à ação conjunta: “Convido a todos os empresários sul-africanos a investirem nas oportunidades aqui apresentadas e a empresários moçambicanos a investirem na África do Sul, a consolidarem parcerias estratégicas com os empresários moçambicanos e a tornarem-se actores centrais da nova fase de crescimento e transformação económica que Moçambique está a inaugurar”, declarou o Presidente Daniel Chapo.