MAPUTO, 31 DE OUTUBRO DE 2025 — O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, terminou, esta quinta-feira, a sua Visita de Trabalho de cinco dias aos Estados Unidos da América (EUA), que tinha como objectivo reforçar as relações bilaterais e promover parcerias económicas e empresariais entre os dois países.

A deslocação do Presidente Daniel Chapo aos EUA decorreu num ano particularmente simbólico, em que Moçambique e os Estados Unidos celebram o 50.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas, coincidindo com o Jubileu de Ouro da Independência Nacional de Moçambique, o que reforça cada vez mais o carácter histórico e estratégico desta visita.

Durante a sua estadia, o Chefe do Estado manteve diversos encontros de alto nível com autoridades governamentais norte-americanas, instituições financeiras internacionais e representantes do sector empresarial, bem como com a comunidade moçambicana residente nos EUA.

Entre os momentos de maior destaque, o Presidente Daniel Chapo foi recebido, na Casa Branca, pelo Vice-Presidente dos Estados Unidos, James David Vance (JD Vance), num gesto que simboliza a importância que a actual Administração norte-americana atribui ao relacionamento com Moçambique.

As conversações abrangeram temas ligados à cooperação político-diplomática, defesa, segurança, turismo e infra-estruturas, tendo os EUA reafirmado o seu apoio ao combate ao terrorismo em Cabo Delgado e manifestado interesse em colaborar nos projectos de desenvolvimento de corredores estratégicos, como é o caso de Nacala.

No plano financeiro, o Chefe do Estado reuniu-se com o Presidente do Grupo Banco Mundial, o Director-Geral Adjunto do Fundo Monetário Internacional e o Chefe de Investimentos da Corporação Financeira para o Desenvolvimento dos EUA (DFC). Estas instituições reiteraram o compromisso de continuar a apoiar Moçambique, com especial enfoque nos projectos estruturantes do sector energético e de desenvolvimento sustentável.

A visita incluiu, igualmente, uma deslocação à sede da ExxonMobil, em Houston, Texas, onde o Presidente Chapo foi recebido pela administração da multinacional petrolífera. Durante o encontro, a empresa confirmou a intenção de assinar a Decisão Final de Investimento (FID) para o projecto de gás natural em Moçambique em meados do próximo ano, e anunciou novos memorandos de entendimento com o Governo moçambicano, nomeadamente para a criação do Centro Tecnológico de Moçambique, no Zimpeto, e para o desenvolvimento de oportunidades de provisão de gás doméstico.

O Centro Tecnológico de Moçambique, avaliado entre 35 milhões e 40 milhões de dólares norte-americanos, será dedicado à formação de jovens moçambicanos nas áreas de engenharia e operações de gás, com o treinamento em língua inglesa sendo a primeira intervenção, beneficiando até 250 estudantes em regime de internato e tornando-se, ao fim de uma década, propriedade do Estado moçambicano.

Ainda no Texas e em Washington D.C., o Presidente da República presidiu a duas mesas-redondas empresariais, destinadas à apresentação das oportunidades de investimento em Moçambique, as quais registaram grande interesse por parte do empresariado norte-americano.

Durante a sua passagem por Houston, o Presidente Chapo foi igualmente distinguido com um Certificado de Reconhecimento pela Comissária do Condado de Harris, Lesly Briones, em homenagem ao seu empenho na promoção da prosperidade e desenvolvimento de Moçambique, com destaque para a recente saída do País da “Lista Cinzenta” do Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI).

A agenda do Presidente Chapo incluiu também encontros com Senadores norte-americanos, que manifestaram disponibilidade para apoiar acções de advocacia a favor de Moçambique, bem assim a participação num Jantar de Gala da International Conservation Caucus Foundation (ICCF), onde o Chefe do Estado reiterou o compromisso nacional com a Iniciativa de Miombo e com a preservação da biodiversidade como factores de inclusão económica e estabilidade social.

Nesta visita aos EUA, o Presidente Daniel Chapo reuniu-se, ainda, com a Comunidade Moçambicana residente nos EUA, com quem partilhou informações sobre a situação socioeconómica do País e encorajou a participação activa da diáspora nos esforços de desenvolvimento nacional.

No balanço da visita, o Chefe do Estado sublinhou que esta missão foi “altamente bem-sucedida”, permitindo aprofundar a cooperação bilateral com os Estados Unidos, fortalecer a colaboração com as instituições financeiras internacionais e estimular o interesse do sector privado norte-americano pelas potencialidades de investimento em Moçambique. “Não temos dúvidas de que a nossa visita foi um sucesso. Reforçámos amizades, mobilizámos novas parcerias e projectámos, com confiança, o futuro de Moçambique no concerto das nações”, afirmou o Presidente Daniel Chapo.