MAPUTO, 09 DE OUTUBRO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, recebeu, hoje, o líder religioso queniano David Owuor, fundador do Ministério do Arrependimento e Santidade, numa audiência durante a qual o visitante destacou Moçambique como uma nação “excepcional e abençoada” e elogiou a postura do Chefe do Estado.
David Owuor descreveu o encontro como uma oportunidade de apresentar ao Chefe do Estado a sua visão espiritual para Moçambique.
“Primeiro quero dizer que é um grande prazer vir a este país, a esta bela nação, Moçambique. E quero dizer que este dia também marca um momento muito crítico dentro da agenda do Senhor para as nações, porque hoje tivemos a maravilhosa oportunidade de conhecer Excelência, o Presidente desta nação, que é o rei que o Senhor colocou no trono, colocado em posição para este país”, afirmou.
O líder religioso disse que a reunião permitiu partilhar uma mensagem espiritual sobre a vinda do Messias, considerando que Moçambique é uma nação abençoada.
“ […] Então, o que nós vimos aqui, hoje, onde eu falo hoje, é que esta nação de Moçambique é uma nação excepcional e é uma nação abençoada. E o líder deste país é totalmente excepcional e só o Senhor pode fazer o que nós vimos hoje”.
Segundo Owuor, as declarações do Presidente da República demonstraram sabedoria e um compromisso com valores religiosos. “Vocês ouviram as palavras de Excelência, o Presidente. Ele falou as palavras da sabedoria, do poder de priorizar o Senhor no país, o facto de que uma nação que confia e prioriza o Senhor é uma nação abençoada. E ele disse que uma nação que ama o Senhor, o Senhor ganha suas batalhas, seus desafios”.
O visitante comentou que, na sua percepção, o encontro reflectiu uma abertura de Moçambique para considerar a fé como orientação ética.
“Nós sabemos muito bem que nesta época, na Terra, muitas nações e muitos povos e muitos líderes estão deixando o Senhor de seus países. Então, eu diria o seguinte, que este é dos mais bem-sucedidos encontros que nós tivemos entre as nações em que nós estivemos, e o encontro com Excelência foi uma grande bênção para o Reino de Deus, e vocês poderiam ver que, de fato, há esperança. Há esperança nas nações”.
Owuor destacou o potencial estratégico e promissor de Moçambique no contexto africano, sublinhando que, na sua visão, a liderança do país e o seu posicionamento geopolítico conferem-lhe uma promessa significativa, representando uma bênção e esperança para a geração actual.
O líder religioso acrescentou que a sua visita reflecte igualmente uma percepção positiva sobre a liderança moçambicana. “Isso significa que quando você pensou que está acabado, quando você pensou que as nações da Europa, da África, da Ásia, da América Latina, de todos os lugares que nós vamos, colocaram Deus de lado e decidiram ir em outro caminho, então agora você vem a Moçambique, você encontra um líder inteligente que entende muito bem que o Senhor deve vir primeiro para qualquer nação ser bem-sucedida”.
Outrossim, classificou a missão em Moçambique como a mais bem-sucedida de todas que realizou internacionalmente. “Então, eu quero dizer o seguinte, que esta é a missão mais excelente e bem-sucedida que nós tivemos entre as nações. Esta é o mais bem-sucedido de todas as missões que nós tivemos em todo o mundo.” No encerramento, David Owuor expressou votos de prosperidade para o país. “Que o Senhor abençoe este país com um enorme abençoo”.