
MAPUTO, 21 DE AGOSTO DE 2025 – O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, manteve esta quinta-feira, em Yokohama, Japão, um encontro com o presidente da multinacional Mitsui, Kenichi Hori, no quadro da 9ª Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD 9). O diálogo centrou-se nos investimentos já em curso e nas oportunidades futuras para consolidar Moçambique como centro energético e logístico de referência em África.
Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano destacou a relevância da Mitsui no panorama económico nacional, lembrando a participação da empresa em projectos estruturantes. “Como sabem, a Mitsui está em Moçambique com vários investimentos. Conhecem muito bem a Central Eléctrica de Ciclo Combinado em Maputo. Tem a participação da Mitsui. Temos também o Corredor Logístico de Nacala, com a participação da Mitsui. Temos também o projecto que neste momento está a começar, que é Mphanda Nkuwa”, afirmou.
O Presidente Chapo mencionou ainda a presença da Mitsui no sector do gás natural, com uma quota significativa no projecto da Área 1. “E a Mitsui tem cerca de 20 por cento no projecto da Área 1, que é liderado pela Total, na Bacia do Rovuma. E daí nós achámos que era importante termos este encontro, podermos conversar acerca destes e outros projectos futuros”, referiu.
O estadista realçou também o potencial do Corredor de Nacala como eixo estratégico para o escoamento de minerais críticos dos países vizinhos. “O Corredor do Nacala pode ir até aos países do hinterland. Estou a falar do Malawi, pode ir até a Zâmbia, pode ir até o sul do Congo. E achamos que é uma zona com minerais críticos que podem ser escoados a partir do Corredor de Nacala”, sublinhou.
No sector energético, o Presidente da República destacou a visão governamental de aproveitar os recursos naturais e a posição geográfica privilegiada do país para responder às carências da região. “Queremos avançar para a segunda fase da HCB [Hidroeléctrica de Cahora Bassa], mas também queremos avançar com Mphanda Nkuwa, e sabem muito bem que temos o gás. Estamos a construir várias centrais eléctricas […], e achamos que com o gás do Rovuma podemos construir mais centrais eléctricas em Moçambique”, afirmou.
Paralelamente, o governante frisou a aposta nas energias renováveis, com o aproveitamento das fontes solar e eólica.
Segundo o Chefe do Estado, a Mitsui demonstrou abertura em alinhar-se a esta visão estratégica. “Mostrámos também esta nossa visão ao Mitsui como um parceiro estratégico de desenvolvimento de Moçambique, que temos esta visão e o Sr. Presidente da Mitsui mostrou-se bastante interessado”, disse.
O Presidente Chapo reforçou que o objectivo último da cooperação é a melhoria das condições de vida da população moçambicana. “Estando a Mitsui já em Moçambique, vamos desenvolver juntos os projectos, iremos conversando e, quem sabe, no futuro possamos materializar estes projectos todos, desenvolver Moçambique e criar melhores condições de vida ao povo moçambicano”, destacou. Por seu turno, o presidente da Mitsui enalteceu a condução do encontro e reiterou o compromisso da empresa em manter e ampliar os investimentos no país. “Foi uma reunião muito produtiva. Admiramos bastante a liderança do Presidente Chapo e discutimos os projectos em andamento. Esperamos por laços mais fortes entre Moçambique e Japão e a grande história de crescimento de Moçambique”, afirmou Kenichi Hori.